quarta-feira, 1 de abril de 2009

grupo TAMBORIL na Calourada... primeiros relatos.


Nessa semana, deu-se o início de nossas atividades no campus da UFU Sta Mônica juntamente com a programação da Calourada 2009, organizada pelo DCE.
Como já havíamos divulgado, nossa primeira oficina aconteceu segunda-feira, dia 30, lá pelas 15hs e contou com a participação de Walber Schwartz (colunista Cultublog), Vitor Maciel (GOMA) e esta pessoa que aqui escreve.
Mesmo sendo um primeiro ato de nosso grupo cultural dentro da universidade, tivemos nossas expectativas superadas. Uma galera massa estava lá para darmos início as nossas discussões acerca da dinâmica independente do mercado não só da música, mas que também envolve mídias e gestores de cena em geral.
Foi um bate-papo bem legal e com certeza uma exposição de experiências necessária para a formação e consequente consolidação de uma cena artística sustentável.






Já no dia seguinte, terça-feira, contamos com a presença do Ynaiã Bertholdo, baterista do Macaco Bong - MT e gestor ativo da instituição cultural Espaço Cubo - MT, um representante fundamental de uma experiência bem sucedida organizada a partir da música e que hoje é um dos maiores exemplos da economia solidária bem implantada. E a todo vapor!
Pra completar nossa mesa, Débora Bernardes juntamente com a galera do GOMA relatando as experiências uberlandenses quando o assunto é arte independente, e Lú Pereira, representando o Tamboril e explicando nossas intenções como grupo articulador de cultura dentro da UFU.

No mesmo dia rolou também a Oficina de Customização, ministrada pela Luana Magrela. A galera se interessou mesmo e dá-lhe tinta!

Das observações desses primeiros eventos, o que queremos reforçar é que o Tamboril apenas deu o pontapé inicial em uma prática que constantemente será desenvolvida pelos artistas e aos artistas dentro da universidade, buscando apresentar um tipo de inserção cultural que acontece em nossos dias e que se mostra como um instrumento hábil para reais mudanças no campo econômico e consequentemente, social.

É apenas o início, mas já podemos ver que há sim um interesse da comunidade artística universitária, seus gestores, e dos agentes em uberlândia de maneira geral, em se envolver mais em práticas sustentáveis para a divulgação de seus trabalhos.

Estamos caminhando...


Logo mais, observações das outras atividades da semana e as fotos, logo ali, no Orkut.


expediente: B. Zanon

Intervenção


O grupo Tamboril conta com participações especiais nesta calourada 2009. Uma delas seria o lendário Plebeu que apresenta suas performances inesperadas e ele avisa " não tente entende-las, senão você pira... ou então me achará maluco."
Poderia defini-lo como: "aquele punk anarquista", mas, sem rótulos por aqui. O Plebeu é um cara que constrói sua história em Uberlândia sempre com muita criatividade diante suas indignações, procurando sempre se expressar artisticamente numa linguagem pouco pretenciosa.
Venham conferir suas performances (intervenções) que acontecerão nessa SEXTA-FEIRA na Calourada da UFU (campus Santa Mônica) às 23:30 aproximadamente
e outra no SÁBADO, ainda sem horário.

Foto: Luana Magrela






expediente: Aline Romani